Categorias Nuticias!

Gay assumido, 1º ministro de Luxemburgo confronta líderes árabes sobre leis anti-gays do Oriente Médio

Abertamente gay, o primeiro ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, confrontou lideranças árabes sobre as leis anti-gays que existem ainda hoje no Oriente Médio.

Segundo informações do GayStarNews, Xavier, que é casado com seu marido Gauthier Destenay, aproveitou que discursaria no último dia 28 em uma reunião de lideranças árabes e europeias para tocar no assunto delicado e levado de maneira tão diferente entre ambas as culturas.

Foi ideia dele falar do assunto logo no primeiro encontro entre a União Europeia e a Liga Árabe: “Não falar sobre este assunto não é uma opção para mim”, disse Xavier à imprensa.

Ainda não se sabe qual foi a reação de líderes árabes sobre a questão. Vale lembrar que a homossexualidade é crime com pena de morte na Arábia Saudita, Sudã e Iêmen. Relações homoafetivas também são ilegais na Algeria, Morrocco, Omã, Tunísia, Síria e Kuwait.

Já no Egito, pode render até 17 anos de prisão. Por lá inclusive, um jornalista chegou a ser condenado a 1 ano de prisão no ano passado só por ter feito uma entrevista na TV com um homossexual.

Xavier Bettel e seu marido Gauthier Destenay também já fizeram história ao se irem juntos a uma reunião de líderes europeus e o Vaticano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *