Categorias Nuticias!

Livro infantil sobre criança trans ganha prêmio literário

Quando Jessica Love escreveu e ilustrou seu primeiro livro infantil, Julian Is a Meirmaid (Julian é uma sereia), que conta a história de uma criança que questiona seu gênero e encontra acolhimento e aceitação com a sua avó, ela não achou que chegaria a ser premiada pela obra, que acaba de ganhar o renomado prêmio literário inglês Waterstone Children’s Book Prize.

O prêmio, criado em 2005, tem como intuito revelar novos talentos da literatura. Jessica escreveu o livro ao se dar conta da pequena quantidade de obras que abordam este universo.

A ideia veio com base em um amigo dela, que tem mais de 50 anos e se descobriu tardiamente um homem trans: “Ele já tinha passado da metade da sua vida quando se deu conta de que era trans e poderia viver como o homem que sempre sentiu ser”.

O personagem principal do livro tem inspiração na Pequena Sereia da Disney, que também vive em uma realidade com a qual não se identifica.

Uma das ilustrações do livro feita também pela autora.

“Há também algo místico sobre sereias. São criaturas mágicas que podem viver entre duas realidades”, disse a autora.

Julian é Uma Sereia também ganhou prêmio Stonewall Book Award de 2019, que premia livros com temática LGBT. Mas para Jessica, isso tudo é uma reviravolta e tanto.

Jéssica, a autora em uma parede com suas próprias ilustrações.

“Nunca esperei. Foi difícil conseguir publicá-lo e agora vejo o livro sendo publicado mundo afora e ganhando prêmios”, disse ela.

Muitos pais de crianças LGBTs tem agradecido: “Muitos me encontram e agradecem pelo quanto a família precisava dessa representatividade e o quanto isso ajuda as próprias crianças nestas situações a se reconhecerem”.

Vale lembrar que apesar da personagem principal questionar seu gênero em busca de sua identidade, a história serve para todas as crianças: “A mensagem principal é de que você pode e deve ser amado. De que você é lindo, pode ser quem acredita ser e merece toda felicidade”, declarou a autora.

O livro ainda não tem qualquer previsão de tradução ou lançamento no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *